O que é um cosmético natural?

A lei brasileira não determina o que é um cosmético natural, o que faz com que algumas marcas se aproveitem dessa lacuna e digam que seus produtos são “naturais”, embora possam conter químicas nocivas para a saúde.

De acordo com órgãos particulares que inspecionam várias marcas de produtos orgânicos e naturais no nosso país e lá fora, para ser natural o produto precisa conter no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. 

Essas certificadoras, como o IBD e a EcoCert, também determinam uma vasta lista de ingredientes proibidos, ou seja, ingredientes que as marcas não poderão usar na formulação dos produtos por serem perigosos para a saúde e para o meio ambiente.

O que é um cosmético orgânico?

Para as certificadoras de produtos orgânicos, um cosmético orgânico é aquele que possui no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas naturais utilizadas na formulação.

O que é um cosmético vegano?

Um cosmético ser vegano não tem a ver com ele ser natural ou orgânico, mas sim com o fato de ele não possuir ingredientes de origem animal e nem ser testado em animais. O veganismo é uma filosofia de vida que pretende abolir o uso e exploração de animais para qualquer atividade humana – alimentação, entretenimento, beleza, etc.