A empresa Cassiopéia, localizada em Jarinu, São Paulo, está conquistando seu lugar no mercado de produtos sustentáveis e biodegradáveis.

Antes da sustentabilidade se tornar uma tendência mundial, a família Weltzien já possuía uma visão sobre o tema enquanto necessidade e decidiu investir na criação de uma empresa de produtos de limpeza naturais. O patriarca, de origem alemã, Sr. Malte Weltzein, trabalhava nesse segmento na Espanha e, quando veio ao Brasil, no fim da década de 70, decidiu implantar a fórmula na América do Sul. Atualmente, quem cuida do empreendimento é sua filha, Becky Weltzien.

Assim foi criada a Cassiopéia, empresa responsável pela linha BioWash. Fundada em 1981, em São Paulo, a empresa sempre teve como foco a formulação de produtos que respeitassem o meio ambiente. Ciente das externalidades negativas que os produtos tradicionais de limpeza doméstica acarretam, criou a linha de produtos biodegradáveis que não causam alergias e de formulação 100% natural livre de petroquímica. Em 1994, a BioWash foi lançada, firmando-se como pioneira em nosso mercado ao oferecer o primeiro detergente de louças 100% natural, assim como e um produto multiuso com as mesmas propriedades. Já em 2007, uma linha específica foi lançada para o varejo e logo ganhou o selo de certificação do Instituto Biodinâmico (Insituto Biodinâmico).

Matérias-primas derivadas de coco de babaçu, óleo de mamona, aloe vera, óleos essências de eucalipto, citronela, óleo de laranja e capim limão são algumas das substâncias usadas na composição dos produtos, que não levam nenhum tipo de fosfato (elemento determinante na eutrofização de corpos d’água, processo que prejudicial a biodiversidade e ao consumo humano), cloro, formaldeído (conservante), fragrâncias e corantes sintéticos, e outras substancias toxicas para o meio ambiente para sua saúde. Os produtos também são isentos de itens de origem animal ou petroquímica. Outro aspecto que tem uma atenção especial da companhia é a qualidade dos fornecedores das matérias-prima.